Analista de Marketing – A profissão

ImagemO profissional de marketing se tornou indispensável para as empresas que desejam crescer e se diferenciar no mercado. Isto porque, o conhecimento que este profissional agrega à empresa através do seu trabalho é o que tem permitido às empresas conhecerem cada vez mais o seu mercado e como lidar com as mudanças diárias que todos os segmentos estão passando.

Indispensável sim, mas na sua área e no assunto que domina. Tenho percebido em algumas conversas com amigos que trabalham na área que existe uma diferença entre o conceito e a descrição do trabalho e o que realmente faz um analista de marketing dentro das empresas.

Será que precisamos evoluir o conceito e a descrição do trabalho deste profissional ou temos que repensar o dia-a-dia dele?

Vamos aos exemplos de conceitos e descrição das funções:

Descrição do Cargo de Analista de Marketing

Catho

Elaborar análises, estratégias e planos de ação para atingir as metas de comunicação e marketing da empresa. Também realiza pesquisas de mercado, envolvendo a preparação dos questionários, orientação aos pesquisadores, acompanhamento e auditoria do trabalho de campo, além de tabulação e análise dos resultados.

Fonte: http://www3.catho.com.br/guia/view.php?id=255

Join RH

Este cargo tem como missão principal responsabilizar-se por atividades de promoção de produtos, apoiando a implementação dos padrões de comunicação visual e escrita da empresa, visando à boa imagem da empresa.

Preparar anúncios informativos e press-releases, para mídia em geral, incluindo internet e intranet, a fim de garantir a correta comunicação da empresa.

Atender clientes, prestando informações sobre produtos e atividades da empresa, com a finalidade de sanar dúvidas e zelar pela satisfação dos clientes.

Obter orçamentos de subfornecedores, desenvolvendo as negociações, analisando propostas e qualidade de materiais, com objetivo de comprar produtos e serviços.

Contatar revistas, associações de classe ou de clientes, conduzindo negociações e prospectando melhores condições, visando à divulgação dos produtos e serviços da empresa.

Coordenar previsão de despesas de sua área, controlando os valores gastos, visando garantir o cumprimento das previsões.

Atualizar e controlar o cadastro de clientes no banco de dados de Marketing, realizando a manutenção do cadastro, com a finalidade de manter atualizado para possíveis consultas quando necessários.

Participar de comissões e grupos de trabalho, envolvendo atividades de Marketing, tais como: pesquisas e padronização de propostas, a fim de implementar melhorias em geral e específicas da área.

Atender as normas de segurança, higiene, disciplinares ou de outra natureza, estabelecidas pela empresa, seguindo o regulamento estabelecido e seguindo as orientações do Superior Imediato, sanado qualquer dúvida a respeito, visando efetuar o cumprimento do regulamento vigente e incentivar sendo exemplo de conduta para outros funcionários da Área em que atua.

Conhecer os procedimentos, instruções e normas dos Sistemas da Qualidade, buscando praticá-las no dia-a-dia

http://www.joinrh.com.br/_upload/repository/demonstracao/dem_1cs_descricaocargo.pdf

Descrição das atividades:

Join RH

Atividades Desenvolver e coordenar atividades administrativas da área de Marketing, executando processos e rotinas, visando o atendimento das necessidades de promoção e divulgação de produtos, serviços e imagem do Grupo.

Responder pelo envio de material promocional para clientes, filiais, representantes e companhias do grupo, realizando o controle dos mesmos, com a finalidade de identificar necessidades de reposição e confecção.

Coordenar a realização de cursos para clientes, incluindo agendas, inscrições, material didático, assistência aos participantes e pesquisas de satisfação, visando zelar pela qualidade do curso e satisfação dos clientes.

Coordenar a organização e realização de simpósios, eventos e feiras, conforme convites recebidos, analisando a importância do comparecimento aos mesmos, com objetivo de marcar presença, prospectar oportunidades e interagir com os colegas da área e/ou concorrentes.

Explica Tudo

Eis algumas das responsabilidades do analista de marketing:

Efetuar pesquisas de mercado;

Construir ferramentas, tais como questionários e entrevistas para conhecer os desejos e as necessidades do público;

Divulgar o lema e os produtos que representa, junto de jornalistas e outros;

Organizar eventos que atraiam o interesse dos consumidores.

Leia mais: http://explicatudo.com/o-que-faz-um-analista-de-marketing#ixzz21XxtgapG

Como vocês podem perceber, nem mesmo as descrições das funções são iguais. Existe uma diferença entre as funções do assistente de marketing e do analista de marketing, mas alguns não fazem essa separação.

E você profissional de Marketing, o que acha? As descrições estão de acordo com o que você faz no seu dia-a-dia? O que você faz está além ou aquém destas descrições?

Você acha que algo deva ser modificado?

FONTE: http://www.implantandomarketing.com

Anúncios